Mais uma vez estamos nos deparando com áreas de soja com reboleiras de plantas com sintoma de Soja Louca II, fato que muito nos preocupa. abaixo segue os simtomas para quem não os conhece:
Foto 1 - sintoma em Reboleiras
Foto 2: sintoma caracterísco em folhas
Foto 3: simtoma em planta inteira: abortamento de vagens, haste verde e retenção foliar, engrossamento de nós.
Foto 4: Sintomas em plantas com a anomalia.
Desde 2003 encontramos plantas com estes sintomas em nossa região, todas as variedades são suscetíveis. Encontra-se plantas com sintomas em áreas de plantio convencional e direto, porém, é mais comum encontrar reboleiras maiores em áreas de plantio direto. Muito ja foi dito, testado, pesquisado mas até este momento não temos nada de conclusivo sobre a causa da anomalia nem sobre possível tratamento preventivo
ou curativo. Testou-se endosulfan na dessecação, organofosforados em V5, controle de Mosca-branca, percevejos e outros insetos, mas até agora nada que nos traga resultados consistentes. a Hipótese mas nova é a de que o vetor da doença possa ser um ácaro (ácaros Oribatídeos). Ano passado não encontramos grandes áreas com sintomas da doença. percorremos várias propriedades, onde foram realizados vários manejos diferentes, e não podemos afirmar que um deles tenha se destacado como mais eficiente pois, como dito anteriormente, foram encontradas poucas plantas com o sintoma no geral. Este ano, visitando varias propriedades, podemos constatar que apesar dos diversos manejos aplicados também não podemos destacar algo eficiente para controlar esta anomalia. Segundo o Agronomo Bazilio, em suas verificações a campo destacasse o manejo antecipado de ervas daninhas como uma as medidas preventivas para esta anomalia. Ele relata que em áreas onde encontram-se ervas daninhas de folha larga, como erva-quente, trapueraba e outras, a incidência de soja louca II é maior e onde temos apenas brachiaria como cobertura de solo a incidência é menor.
Esta semana pude encontrar no campo, com ajuda de nosso colega Osmar (Dom Eliseu), o ácaro que pode ser o vetor principal da anomalia. abaixo segue fotos.
Nas próximas fotos podem ser os ácaros podem vistos isoladamente.
Continuaremos de olho e empenhados em solucionar mais este importante problema e assim que conseguirmos ou assim que foi divulgado um manejo realmente consistente para esta anomalia informaremos a todos.