quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fitotoxicidade de herbicidas residuais em milho

Para finalizar o assunto da fito em milho seguem imagens da área onde aplicamos Niphokan para recuperar as plantas com sintoma. Aparentemente conseguimos diminuir bastante o problema, agora é aguardar para verificar se teremos perda de produtividade. Foi aplicado 1 l de Niphokan / ha assim que foram detectados os sintomas.

Área com recuperação da Fito


Nas áreas onde houve sobreposição das faixas de aplicação do herbicida residual na safra passada as plantas de milho não se recuperaram, como pode ser visto na foto abaixo. Conseguimos confirmar com o proprietário anterior e o produto aplicado na soja no ano passado foi o Spider.

  
 

7 comentários:

  1. Spider em solo arenoso é um perigo dar fito no milho seguinte, em solos argilosos nunca tive problemas

    ResponderExcluir
  2. DIFICILMENTE TEMOS CONSTATAÇÕES DE FITOTOXIDADE DE SPIDER (DICLOSULAN) NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO DA SOJA POIS A MEIA VIDA DO PRODUTO GIRA EM TORNO DE 55 DIAS SENDO ASSIM SEU % DE PRESISTÊNCIA NO SOLO É BAIXO PARA AS CULTURAS SUBSEQUENTES A SOJA. SENDO QUE A DOSE RECOMENDADA AGORA PARA A CULTURA DA SOJA RR É DE 30G/HA DE SPIDER DESTA FORMA TENDO BAIXO RESIDUAL TANTO EM SOLOS ARENOSOS COMO ARGILOSOS...FICO A DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECER DÚVIDAS!

    ResponderExcluir
  3. Como não conhecemos a fundo o histórico de uso dos solos desta propriedade levantamos a hipótese do uso de Spider pois foi o que nos foi informado. Não temos nada contra o uso de produtos desta classe porém todos sabemos que estes efeitos podem ocorrer se eles não forem utilizados da maneira correta (respeitando seus intervalos e doses). A dose aplicada pelo produtor foi de 100 g/ha. Agradecemos a participação de todos na discussão e aproveitamos a oportunidade para pedir ajuda para levantarmos outras hipóteses para a causa dos sintomas apresentados se pudermos abortar esta que discorre sobre o uso de herbicidas residuais a qual ainda sustentamos por não encontrar outra explicação para o fato.

    ResponderExcluir
  4. Me desculpem a persistência neste assunto mas a dose recomendada do produto para soja convencional é de 42g/ha e na RR de 30g/ha. No entanto nosso colega esta comentando que foi utilizado 100g/ha ou seja não existe nenhum tipo de recomedação de Diclosulan (Spider) nesta dosagem e se foi esta totalmente fora do posicionamento da empresa. Dúvida: será que esta dosagem não foi de clorimuron? Imagino que vcs devem procurar mais informações do que realmente foi utilizado anteriormente nesta lavoura

    ResponderExcluir
  5. Como não temos mais acesso ao proprietário anterior fica difícil novas investigações. desta forma ficamos com a hipótese anterior.

    ResponderExcluir
  6. Ja vi esse tipo de fito, e foi de clorimurom... muito semelhante a esta... 100gr/ha spider acho quase impossivel isto, nunca vi nem perto disso, uma recomendação assim, acho que devem ter mais cuidado ao falar de produtos...custo daria em quase R$100,00/ha meio absurdo isto.......mas.....

    ResponderExcluir
  7. Srs, como ja dissemos recebemos a informação de uso de Spider pelo proprietário anterior da fazenda. reproduzimos a informação passada por ele. temos todo o cuidado o divulgar nossos dados mas não tem porque omiti-los ou altera-los

    ResponderExcluir