terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Herbicidas pre-emergentes em Soja: Residuais para milho

           Esta semana levamos um susto ao visitar nossas lavouras de milho recém plantadas. Em um dos talhões encontramos as plantas com o sintoma abaixo:


           Este sintoma é ocasionado por herbicidas pré-emergente (scepter, Spider, Clorimuron, etc...) ue são seletivos a soja mas não podem ser aplicados em áreas onde será plantado milho por não serem seletivos a esta cultura. A depender do produto e da dosagem aplicada este efeito residual pode chegar a mas de um ano. A área em questão foi arrendada por nós este ano e não conhecíamos o histórico de uso de herbicidas nesta fazenda. 
              Aplicamos 1l de Niphokan por ha na tentativa de recuperarmos as plantas da fitotoxicidade o que aparentemente foi um bom manejo. acreditamos termos perdido algo em torno de 20 % de produtividade, em áreas onde houve sobreposição de barras (arremates ou erros de aplicação) as plantas de milho que emergiram chegaram a morrer. mas estas áreas não representam muito para o talhão. 
              Fica o alerta! Ao usar  herbicidas com efeito residual atentar para a necessidade de observar o período de tempo sem plantar culturas sensíveis para evitar prejuízos como este.

Um abraço,
   Netto 
     

Um comentário:

  1. qual foi a produtividade final ? em qual estadio fenologico começou e demonstrar o sintoma? qual a porcentagem de areia do solo ? qual dosagem utilizada.? obrig. pela informação.

    ResponderExcluir